A formação em Acupuntura/ Medicina Chinesa é uma realidade no meio
acadêmico contemporâneo de vários países. Nesse contexto, um grande
desafio se apresenta para as escolas e para os educadores: estruturar
cursos e estratégias pedagógicas adequadas ao estudo e à prática de um
sistema médico oriundo de outra matriz cultural, que se configura como
uma racionalidade médica, ancorada nos saberes e práticas clássicas
taoístas e confucionistas e que assume ares transdisciplinares e notória
complexidade. Concomitantemente, percebe-se a consolidação de um novo
paradigma na educação, com formatos pedagógicos apoiados por Tecnologias
de Informação e Comunicação cada vez mais avançadas e em plataformas de
aprendizagem online, e com a maior participação do aluno na produção do
conhecimento. Em vista disso, desenvolveu-se o presente Estudo de Caso,
com os olhares ecossistêmico e taoísta como guias, com a intenção de
retratar a experiência concreta de implementação da plataforma de ensino
MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), na
inauguração de uma estratégia colaborativa em formato blended-learning
(aprendizagem híbrida) na formação de estudantes de Acupuntura/MC.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18105
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18105
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