sexta-feira, 27 de abril de 2012

Por quê Acupuntura Independente?

 
 
1. A Acupuntura faz parte de um Saber Milenar, fartamente documentado em extensa literatura, há mais de 2.000 anos.

2. Tal Saber é considerado uma Racionalidade Médica, ou seja, possui todas as dimensões que a definem como tal: Cosmologia (doutrina/ visão de mundo), morfologia (concepção anatomia), dinâmica vital (fisiologia), Sistema de Diagnóstico próprio, Sistema terapêutico próprio.

3. O próprio SUS, por meio da festejada Portaria 971 a define como "um Sistema Médico Integral".

4. Quando falamos independente, para bom entendedor, o que estamos dizendo é que esse Sistema Médico Integral não depende de outra Racionalidade Médica para continuar existindo, nem tampouco de recortes dessa outra Racionalidade médica (profissões da saúde).

5. Um Saber Independente não quer dizer alheio aos outros, ou contra os outros, mas autônomo e com seu campo de atuação definido por seu corpo teórico-prático.

6. O que buscamos é o reconhecimento autêntico, que surge do encontro com esse Saber; e não com a tentativa etnocêntrica de fazê-lo inteligível unicamente segundo os ditames vigentes e, assim, expropriá-lo de sua matriz (Medicina Chinesa) para depois negá-lo, excluí-lo, e a todos profissionais que comungam de seus preceitos.

7. Os Pls que tramitam e regulamentam a PROFISSÃO ACUPUNTURA são includentes, ou seja, todos os atuais acupunturistas estariam contemplados (técnicos, práticos, graduados no exterior, especialistas). E, de quebra, ainda estariam preservadas as especialidades (ou seja, a técnica, mesmo desprovida do Saber que lhe dá sentido, poderia ser utilizada pelos MULTIPROFISSIONAIS).

8. Para finalizar, convenhamos, essa luta tão "democrática" por uma Acupuntura Multidisciplinar que EXCLUI os ACUPUNTURISTAS (sim, Todos devem saber que as entidades vinculadas a esta defesa Multidisciplinar fazem ponto no Congresso e combatem vorazmente a regulamentação da PROFISSÃO), me parece de muito mau gosto, para ser ameno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será respondido assim que possível...

grato pela participação