sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Acupuntura chinesa, incorporada ao Patrimônio Cultural da Humanidade

Beijing, 17 nov (Prensa Latina)

A acupuntura chinesa, técnica de ampla cobertura e uma eficácia terapêutica reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, foi incluída na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, da Unesco.

  Essa decisão, difundida hoje aqui por meios de imprensa, deu-se a conhecer durante a V sessão do Comitê Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a proteção dos objetos de patrimônio cultural que se realiza nesta semana em Nairóbi, Quênia.

Também foram proclamados nessa categoria a Opera de Beijing e a moxibustão, outra especialidade da Medicina Tradicional Chinesa, mediante a qual se aplica calor em pontos específicos do corpo.

Até a próxima sexta-feira, o comitê analisará os 47 elementos de 29 países nominados para ser incorporados à referida lista, que já incluía 166 de 77 nações.

Junto às candidaturas os governos devem apresentar as propostas para preservar, propagar e difundir a importância da herança cultural imaterial.

Segundo a Convenção de 2003 sobre o tema, os patrimônios inscritos pela UNESCO, também chamados viventes, representam a raiz da variada cultura da Humanidade e sua manutenção, uma garantia para a continuação da criatividade.

mv/tjv/bj
Modificado el ( miércoles, 17 de noviembre de 2010 )


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será respondido assim que possível...

grato pela participação